segunda-feira, 22 de março de 2010


Hoje é dia de festa a minha filhota faz um ano, o aviário vai ter que ter paciência...não há tempo para muita coisa.

domingo, 21 de março de 2010

TÉCNICA DE ANILHAR



A anilha coloca-se quando a pata já se encontra suficientemente grande, com sete ou oito dias, altura esta que supostamente a anilha já não caía é também nesta altura que a pata se encontra mais elástica para ser manipulada .Para que a anilha passe com facilidade pode-se passar um pouco de saliva ou então um pouco de azeite, neste método com o crescimento da cria a mesma já não deverá sair assim o canário levará consigo o "pedigri" toda a vida.

Casal de Satiné Amarelo Mosaico, com ovos de plástico no interior do ninho, técnica que utilizo. Todos os dias o ovo verdadeiro é substituido por um de plástico até ao último ovo que geralmente é mais azulado altura esta em que se retiram os ovos de plástico e introduzem-se os verdadeiros, assim as crias nascem todas no mesmo dia. Os ovos verdadeiros ficam numa caixa com areia e todos os dias gira-se os ovos, durante o choco as fêmeas também realizam esta tarefa.

CRIAS DESTE ANO





Nos primeiros dias de vida as crias estão sempre "esfomeadas", ao minimo movimento abrem logo o bico a pedir comida, como se vê nas fotos.


A surpresa no meu aviário tardou a chegar, uma fêmea reprodutora, a qual havia comprado no Nacional de Espanha de 2008, que tinha feito o primeiro lugar em equipas, com 93 pontos, surpreendeu-me este ano. Depois de ter tirado filhos que ganharam prémios, este ano parece que ficou um pouco maluca, pôs quatro ovos, chocou sozinha, dentro da normalidade, como o ano passado, todos os ovos estavam "galados", quando anteontem por voltas das 09H00, vou verificar o ninho, tinham nascido as quatro surpresa estavam mortas, esmagadas com o peso da fêmea ou com as patas, tinha muita fé naqueles passáros já que o casal dava garantias.

A desilusão estragou-me o dia andei pensativo o porquê do sucedido o fêmea experiente e estraga-me uma postura e supostamente boas crias.

De resto está a correr normal, todos os dias anilhar pássaros, na quinta-feira o meu amigo Zé Guerreiro teve que dar uma ajuda, no trabalho surgiram uns imprevistos e lá tive que telefonar-lhe para anilhar umas crias, foram só vinte e três, os amigos são para isso, respondeu.

Nesta altura o desumificador já está desligado, o tempo melhorou bastante e a humidade no aviário estabilizou por isso aconselho a sitios onde a humidade já não se faz sentir desliguem os aparelhos pode causar problemas no nascimento das crias.

domingo, 14 de março de 2010

ATENÇÃO AOS FUNDOS DAS GAIOLAS

Neste fim de semana, as crias continuaram a nascer, quase que tinha a minha primeira baixa na criação, uma cria com um dia de vida estava no fundo da gaiola, deve ter vindo nas patas de um dos reprodutores, quando dei por ela estava fria, tive que apanha-la com cuidado e aquece-la nas minhas mãos e ao mesmo tempo bafejando com a minha respiração, lá consegui animá-la um pouco, já que quando apanhei pouco se mexia, era o momento de pô-la dentro do ninho agora o calor da fêmea iria fazer o resto, mais tarde fui ver, já estava em perfeito estado e com o "papo" cheio.
Está tudo a correr como deve ser, fêmeas a criarem bem, alguns ovos goiros mas é normal quem não tem? Amanhã dia 15 não nasce nenhuma, uma pausa? não vou descansar é dia de por anilhas..., nesta altura não há tempo para descanso.

Germinadores Artesanais







Para quê gasta dinheiro, se pode-se fazer em casa germinadores?Custo zero.
Arranja-se umas garrafas de 1,5 lt de água, corta-se uma metade:
1º foto- fica-se com a parte do fundo.
2º foto- faz-se uns furos à volta e no fundo com uma agulha quente.
3º foto- mete-se as sementes dentro de agua, cerca de 10 horas.
4º foto- mete-se as sementes dentro do germinador.
5º foto- tapa-se a base do germinador com um saco de plástico.
6º foto- sementes com poucas horas no germinador a germinar.
7º foto- desinfectar as sementes com amukina ou lixivia.
Convém ter vários germinadores, assim nunca vão faltar as sementes. Eu comprei embalagens separadas e fiz a mistura, de semilha, soja, trigo e rábano.Saí mais barato.





quarta-feira, 10 de março de 2010



AS MINHAS PRIMEIRAS CRIAS






As minhas primeiras crias nasceram ontem, dia 09/03/2010, foram de Topázio Amarelo Intenso/Nevado, à quem diga que é uma raça dificil, até agora todos os ovos que as fêmeas desta raça estavam a chocar estavam fecundados, e as crias estão em perfeito estado de saúde.Hoje nasceram algumas Topázio Amarelo Mosaico amanha vão nascer primeiras crias de Satiné Amarelo Mosaico.

PAPA DE CRIAÇÃO



1ª imagem sementes germinadas com couscous
2ª imagem, igual à de cima só que adicionei papa de criação branca, próbiotico e mais algumas vitaminas essenciais aos primeiros dias de vida das crias.
O composto germinado foi feito por mim, comprei as sementes e fiz a mistura à minha maneira.

sexta-feira, 5 de março de 2010








Mais um dia atarefado no aviário, limpeza, sementes germinadas com papa, vitamina E
bem mais um dia à pressa, ainda tirei algumas fotos de fêmeas a chocar, Isabel Amarelo Mosaico, duas Topázio Nevada, topázio Amarelo Mosaico, Satiné Amarelo Mosaico e Àgata Amarelo Mosaico, o tempo era escasso, hoje não apareceu o amigo José Guerreiro no aviário, compreendo porque também anda um pouco ocupado com os seus pássaros. Consegui ver algus ovos, pelo que eu vi em alguns casais tenho a média de 90% de fecundados, se tudo correr bem.