sábado, 27 de junho de 2009

Acabou mais um ano de criação para o meu aviário, foi um ano de sucesso, falo por mim, as expectativas superam, já tenho todas as aves em voadeiras, prontas para receber a desgastante muda que os pássaros sofrem nestes meses de Verão, apesar de alguns principalmente os da 1ª postura já estarem a mudar, é a fase que eu menos gosto de olhar para as aves, já que a sua beleza inicial enquanto "cria" começa a desaparecer para dar lugar a uma ave mais adulta.
É também aqui que nós começamos a ver os primeiros resultados dos cruzamentos, ver se obtivemos algumas aves de top, "já que quantidade não é sinal de qualidade" apesar de quantos mais aves obtivermos mais temos para seleccionar, dizem alguns, às vezes não é assim o que vale termos muitos casais se a qualidade dos mesmos é mediocre?
É a altura em que existe uma grande quantidade de pó, libertado pelas penas das aves, aconselho a que o aviário seja arejado, através de aparelhos de extração de ar ou então de janelas abertas mas atenção sempre protegidas por redes mosqueteiras.
Tipos de Acasalamento

Quando pensamos em iniciar a criação de canários, tentamos compreender algumas regras básicas para o acasalamento deste tipo de aves, mas depressa verificamos que não é uma área muito fácil de entender, quando toca à parte da genética nas aves, devido a ser uma ciência complexa e em constante evolução.
Iniciei-me desde cedo na raça Agata Topázio Amarelo Mosaico e desde logo tentei adquirir alguns conhecimentos, relativos transmissão genética:
- Genes
- Genótipo
- Fenótipo
- Carácter herditário
- Mutações
- Homozigota
- Heterozigota
- Herança genética

As caracteristicas tipicas deste tipo de raça, deverá ser : o desenho embora reduzido é "similar" ao de Agata Clássico, com estrias finas e curtas de tonalidade cinzento pérola, a presença da feomelanina é nula ou o mais reduzida possível, o bico, patas e unhas têm que apresentar uma "cor de carne", olhos pretos embora quando são pequenos apresentam os olhos vermelhos, mas esta tonalidade na maior parte dos casos muda quando atingem mais uns dias de vida, as remiges e as rectrizes deverão ser bem marcadas.
O Topázio é uma ave de factor independente e recessivo e existe nas cinco cores base:
- Amarelo intenso, marfim e nevado
- Vermelho intenso, marfim e nevado
- Branco
- Mosaico amarelo
- Mosaico Vermelho
e considerando-se que a mutação Topázio é recente o "Standart" da ave, dizem os "especialistas" é provisório, esperando-se que a estabilização do padrão venha a ser definida como aconteceu com outras raças.

Acasalamentos


Macho Fêmea

Topázio X Topázio : 100% Topázio

Topázio X Não Topázio: 100% Portadores de Topázio

Topázio X Portador de Topázio: 50% Topázio - 50% Portadores de Topázio

Portador de Topázio X Portador de Topázio - 50% Portadores 25% Topázio 25% Não Topázio

Na minha reprodução, utilizo Puro X Puro e Puro X Portador, e tento ao máximo seleccionar casais sem qualquer presença de castanho, o chamado factor óptico.

Os canários Isabel Satiné, foi outra raça que introduzi no meu canaril, adquiri algumas aves e comecei desde logo a apreciar a beleza que os Isabeis possuiem.

Os Satiné, são caracterizados pelo desaparecimento total da eumelanina negra e da feomelanina, apresentando um desenho completo, nitido e ligeiro, de cor bege que faz sobressair sobre um fundo claro um contraste muito belo de apreciar.
Os olhos são vermelhos, as patas unhas e bico são de cor a”pele claro”.
Pode-se encontrar o Satiné nas seguintes raças:
- Amarelo intenso, marfim e nevado
- Vermelho intenso, marfim e nevado
- Branco
- Branco Dominante
- Mosaico Amarelo e marfim
- Mosaico Vermelho e marfim

Acasalamentos

Macho Fêmea

Satiné X Satiné: 100% Satiné
M. Isabel X F. Satiné: 50% M. Isabel/Satiné 50% F. Isabel
M.Castanho X F. Satiné: 50% M.Castanhos/Satiné 50% F. Castanho
Satiné X F. Isabel: 50% M. Isabel Satiné 50% F. Satiné
Satiné X F. Castanho: 50% M. Castanho 50% F. Satiné
M.Isabel Satiné X F. Satiné: 25% M. Isabel/Satiné, 25% M. Satiné, 25% F. Isabel 25% F.Satiné
M.Isabel Satiné X f. Isabel: 25% M. Isabel, 25%M Isabel/Satiné, 25% F.Isabel, 25% F. Satiné

Estes são alguns conceitos que eu aconselho a fazer, apesar de alguns criadores fazerem experiências com outras raças, afim de melhorar alguns aspectos, mas isso fica ao critério do criador, por isso é que as vezes em aves adquiridas conseguimos obter crias que não sabemos como foi possível sair de um determinado casal.

segunda-feira, 1 de junho de 2009